Para o cálculo da área representada por cada ponto amostrado pelo levantamento topográfico, adotou-se o Diagrama de Voronoi (Polígonos de Thiessen).
Para esse critério, não foi especificada tolerância de proximidade entre pontos, ou seja, cada ponto encontrou-se associado a um polígono, independentemente da proximidade entre os mesmos.
Ressalta-se que possíveis pontos amostrais com pouca ou nenhuma representatividade da variável de estudo (p. ex., outliers) são, também, considerados, já que nessa etapa busca-se realizar a avaliação quali-quantitativa da amostragem e não da variável de estudo (altitude) propriamente dita.
Para possibilitar a análise comparativa da representatividade espacial de cada amostra pelo Diagrama de Voronoi entre os levantamentos, realizou-se a classificação ou fatiamento (slice) dos dados em classes. Dentre os principais critérios de classificação destacam-se a classificação manual, intervalos iguais, quantil, quebra natural (Jenks), intervalo geométrico e desvio padrão.
#sensoriamento#drone#vant#sensoriamentoremoto#remotesensing#sensing#georreferenciamento#georeferencing
Comments