top of page

ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DOS EXTREMOS DE PRECIPITAÇÃO PARA O ESTADO DO ESPÍRITO SANTO


Entre as principais características das mudanças climáticas globais está o aumento de eventos climáticos extremos, principalmente relacionados a secas incomuns e chuvas fortes, o que causa enormes prejuízos sociais e econômicos.


- Nesse contexto, o desenvolvimento de técnicas que possam ajudar a identificar áreas de risco e contribuir para a mitigação dos impactos é de grande valor para o planejamento de ações de monitoramento e redução de impactos.

- Os objetivos deste trabalho foram analisar a distribuição espaço-temporal das variáveis que controlam a magnitude de precipitações do Estado do Espírito Santo, representá-las em vários cenários de período de retorno e apontar as incertezas geradas por krigagem indicativa para a função de distribuição de probabilidade.

- Os resultados mostraram que a curva de distribuição das funções de densidade de probabilidade gerada aumenta drasticamente no período de 1 a 10 anos e posteriormente se estabiliza.


O mapa de incerteza criado por krigagem indicativa tem a vantagem de ser corrigido no tempo, ou seja, a incerteza é a mesma para qualquer período de retorno e também pode apoiar a decisão sobre os principais erros; e importante aplicação do mapa de incerteza do coeficiente de variação (%) na tomada de decisão para estudos futuros com eventos máximos de precipitação.


Link de acesso a esse trabalho: http://marte2.sid.inpe.br/rep/sid.inpe.br/marte2/2017/10.27.15.35.31


Créditos: Tássia A. Costa, Kenny D. Oliveira, Allys L. A. F. Kapiche , Alexandre C. Xavier, Ieda D. Sanches, Eduardo C. G. Camargo




Comments


bottom of page