ATRIBUTOS TOPOGRÁFICOS P/ DISTINÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICO-HÍDRICAS E TERMODINÂMICAS DO SOLO
- Meninos do Marketing
- 23 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
O objetivo deste estudo foi realizar uma classificação temática de classes pedológicas com propriedades físico-hídricas e termodinâmicas do solo para o sul do estado do Espírito Santo. A primeira etapa da pesquisa consistiu na aquisição de um Modelo Digital de Elevação e produtos derivados do mesmo, bem como variáveis climáticas relacionadas à pedogênese.
A dimensionalidade dos dados foi reduzida com técnicas de análise multivariada do tipo Análise de Componentes Principais e Análise de Agrupamento. A segunda etapa foi baseada na classificação não supervisionada por IsoData e Maximum Likelihood.
Os produtos que caracterizam classes edáficas com propriedades físico-hídricas e termodinâmicas distintas têm sido de grande importância no uso de modelos hidrológicos, entre outros fins. Deve-se enfatizar que o desenho das classes de paisagem pedológica do solo não seguiu a classificação usual do solo.
A ideia era delimitar classes temáticas com propriedades semelhantes. Isso certamente foi alcançado, pois houve uma correlação intrínseca das variáveis finais selecionadas com essas propriedades, ligadas aos seguintes processos físicos: gradiente de fluxo lateral e aceleração em direção a corpos d'água, gradiente climático local, convergência e divergência do fluxo de água, conteúdo de água no solo, energia potencial, distribuição espacial da umidade do solo, previsão da zona de saturação e aceleração do fluxo lateral no sub-solo pelo gradiente da inclinação do relevo.
Pela classificação proposta, foram obtidas 7 classes de paisagens representativas das propriedades do solo quanto às características hidráulicas e térmicas.
Link de acesso a esse trabalho:
http://marte2.sid.inpe.br/rep/sid.inpe.br/marte2/2017/10.27.13.11.34
留言