IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS VULNERÁVEIS A EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS
- Meninos do Marketing
- 23 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
ESTUDO DE CASO EM UMA REGIÃO ESPÍRITO SANTO E A PRECIPITAÇÃO EXTREMA DE DEZEMBRO DE 2013
Dentre as principais características das mudanças climáticas globais está o aumento na ocorrência de eventos climáticos extremos, sobretudo relacionados a secas incomuns e fortes precipitações, os quais têm acarretado em grandes perdas econômicas e sociais para a sociedade, principalmente para comunidades que habitam áreas mais vulneráveis a inundações e deslizamentos.
Nesse contexto, o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem a identificação de áreas de riso e contribuam para a mitigação de impactos são de grande valia para o planejamento de ações de monitoramento e diminuição de danos.
Assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar as áreas mais vulneráveis à fenômenos de deslizamento e inundações na bacia do Rio Jucu, estado do Espírito Santo, local de ocorrência de precipitação recorde em dezembro de 2013.
Para tanto foi adotado o software DHSVM no qual foram inseridas uma base de dados de aspectos físicos e informações climáticas sobre a região.
Autores:
Kenny Delmonte
Nathália Nascimento
#espiritosanto#chuva#deslizamento#alagamento#tempestade#sensoriamento#drone#vant#sensoriamentoremoto#remotesensing#sensing#georreferenciamento#georeferencing
Comments