top of page

MONITORAMENTO INTERANUAL DO MANEJO FLORESTAL COM SENSORIAMENTO REMOTO


O monitoramento de florestas comerciais por satélites é importante para a gestão conjunta do empreendimento e dos riscos ambientais associados.


Nesse sentido, utilizou-se índices de vegetação para a identificação e monitoramento das ações de manejo florestal no sul do Brasil (Estado de Santa Catarina). A área de estudo é representada por três micro-bacias hidrográficas: uma composta por floresta nativa e outras duas por pinus.


Foram utilizados dados de campo e dos satélites Landsat 4-5 e 8, além de cenas RapidEye e PlanetScope. Com o uso de diferentes cenas, foram identificados os períodos de intervenção baseado na diferença de NDVI e EVI entre os padrões das séries temporais da floresta nativa e das cultivadas.


Os resultados mostraram que as imagens permitem identificar e monitorar os eventos de corte raso e o primeiro desbaste. Contudo, o segundo e terceiro desbastes não foram identificados com índices de vegetação em função dos menores distúrbios observados sobre o dossel pelos satélites.


Link de acesso a esse trabalho: http://marte2.sid.inpe.br/rep/sid.inpe.br/marte2/2019/09.06.13.30


Créditos: Fabio Marcelo Breunig, Edison Rogério Perrando, Lênio Soares Galvão, Sérgio Luiz Bostelmann, Vlademir Martarello e Bruno Conte.


Comments


bottom of page